São João Del Rei: onde fica e o que fazer?

09 maio, 2018

A 187 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais, existe uma cidade onde os sinos das igrejas falam. É isso mesmo! Por trás da história de São João Del Rei, existe essa curiosa tradição, ainda pouco conhecida. Quando os sinos por lá tocam, os moradores conseguem identificar o tipo de solenidade, a profissão da pessoa pela qual ela será celebrada e até mesmo, no caso de falecimento, se a pessoa era homem ou mulher. Uma das maiores cidades nascidas no período conhecido como Ciclo do Ouro, São João Del Rei teve grande crescimento e avanço econômico desde então e hoje é detentora de rico comércio. Dizem os moradores que quem abre um negócio por lá é difícil falir! E aí, se anima? rs

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Em São João Del Rei você vai ver todo estilo de arquitetura, que vai além do barroco. Três dias são suficientes para conhecer as principais atrações turísticas. Percorra as ruas do centro histórico, conheça as igrejas e não se esqueça de ouvir as lendas urbanas. Afinal, ir para São João Del Rei e não ouvir os causos de assombração não tem graça, né? Rs

♦ Vai viajar para Minas Gerais? Veja aqui algumas das melhores ofertas de passagens aéreas!


Aliás, no Instagram tem algumas fotos das cidades históricas de Minas Gerais. Que tal dar uma conferida e me seguir por lá? 🙂

Portuguese/English Já pensou em descer num veículo elétrico sob um trilho até uma mina e lá dentro se deparar com um lago cristalino? Quase pirei com esse passeio pra Mina da Passagem, em Mariana (MG). É demais! O lago é usado pra mergulho profissional. E a mina esconde muita história sobre o ciclo do ouro no país. Imperdível!. . ……………………………………………………………… Have you ever imagined going down on an electric vehicle on a rail up to a mine and find a lake inside of it? In Mariana city, in Minas Gerais (Brazil), we can do that. The mine is called Mina da Passagem. The tour is just unmissable! ✌. . _______________________________________ TAGS: #minadapassagem #minasgerais #mariana #lugaresdeminas #viagens #travel

Uma publicação compartilhada por Eterna viajante (@por_tras_da_foto) em

Quer saber o que fazer em São João Del Rei? Dá uma olhada nas dicas abaixo:

Lendas São Joanenses

Além de curiosidades sobre a história do Brasil, quem passa pelas terras mineiras vai ouvir também muitos causos, principalmente de assombração! Que o diga as Lendas São Joanenses, um teatro ao ar livre que apresenta as lendas urbanas de São João Del Rei passadas de geração para geração. O tour, que começa por volta das 20h (é bom verificar o horário antes, pois pode mudar), é o primeiro item da minha lista ‘O que fazer em São João Del Rei?’.

O tour noturno começa com o guia narrando os fatos históricos verídicos de diversos pontos turísticos de São João Del Rei. E, de repente, entra o grupo teatral encenando uma das lendas. São seis histórias ao total, contadas com muito suspense e diversão. Os atores são ótimos e o guia super bem informado. O ingresso custa 25 reais e pode ser comprado na agência Rumos e Rotas.

Aproveite para, após a apresentação, dar uma caminhada pelo centro histórico. Toda a iluminação de São João Del Rei é feita por lamparinas, tornando o clima bem propício para as lendas urbanas. Ai, que medo! rs

Agroturismo na Colônia viva

Que tal visitar as fazendas de São João Del Rei, conhecer como são feitos os produtos regionais e ainda ter a oportunidade de degustar essas guloseimas mineiras? Se você curte o chamado Turismo de Vivência, que faz o turista viver a realidade da cultura local, vai amar esse passeio. O tour te leva a conhecer todo o processo de produção de itens como o famoso queijo mineiro, a cachaça, a geleia, o fubá no moinho de pedra, entre outros. Todos feitos por descendentes de italianos, que chegaram a São João Del Rei no século 19.

Passeio de Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes

O passeio de Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes é item obrigatório da listinha ‘O que fazer em São João Del Rei?’ É simplesmente o máximo! São cerca de 35 minutos de viagem pelas montanhas verdes e belíssimas de Minas Gerais dentro de um trem turístico que circula em uma ferrovia inaugurada em 1881 por Dom Pedro II!

Tente chegar no final de semana em São João Del Rei, pois o trem só circula às sextas, sábados, domingos e feriados. Para não correr o risco de perder o passeio, compre o bilhete com antecedência.

São João Del Rei e Tiradentes ficam a apenas 16,1 quilômetros de distância (via BR-265) entre si. De carro são em torno de 25 minutos de viagem.

Veja aqui o que fazer em Tiradentes!

Igrejas

Quer uma dica do que fazer em uma manhã em São João Del Rei? Visite as igrejas. Assim como as das outras cidades históricas de Minas Gerais, as igrejas de São João Del Rei possuem arquitetura barroca, algumas com decoração rococó, e guardam muitas histórias.

Passando pela rua Monsenhor Gustavo, no centro histórico, você já verá três delas, bem pertinho umas das outras: a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Basílica Nossa Senhora do Pilar e a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Na primeira, um fato muito curioso: suas obras em talha não possuem o douramento característico das outras igrejas das cidades históricas de Minas Gerais. Por isso, ela é toda branca por dentro, o que dá um toque muito belo e diferente. Já a Basílica Nossa Senhora do Pilar, construída em 1721, é conhecida por ser a quinta igreja mais rica em ouro do Brasil! A Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga de São João Del Rei, provavelmente inaugurada em 1719.

Não deixe de conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, construída em 1772. Foi minha favorita, com seu portal feito em pedra-sabão e belos lustres de cristais. Tanto a estrutura quanto a decoração foram projetadas por Aleijadinho. Em frente a ela fica a Praça Frei Orlando , linda com as palmeiras imperiais típicas das cidades históricas de Minas Gerais. Atrás da igreja, está o cemitério onde o ex-presidente Tancredo Neves está enterrado.

Ao lado da Igreja São Francisco de Assis fica a Universidade Federal de São João Del Rei, onde tem duas árvores Pau-Brasil. Do tronco delas sai uma tinta avermelhada, você pode tocar para ver como é (já vou avisando que não vai sair tão cedo, tá? rs). Ela era usada como tinta para pintura de telas e imagens (que decoram as igrejas) no período colonial.

 

Vale também a visita à Igreja Nossa Senhora das Mercês e suas imagens de santos de roca. Inaugurada em 1751, curiosamente ela possui apenas uma torre. Ao lado, tem uma pracinha onde os escravos eram punidos, um retrato cruel da história do Brasil.

Rua das Casas Tortas e Ponte da Cadeia

Percorra as ruas do centro histórico de São João Del Rei e suas lojinhas com produtos lindos feitos de estanho. Aproveite para conhecer a Ponte da Cadeia, chamada assim por ser passagem para o antigo presídio, onde hoje funciona a Prefeitura. Ela foi a primeira da cidade e possui um estilo bem europeu. Rende belas fotos!

Ainda no centro histórico fica a rua das Casas Tortas, uma das mais antigas de São João Del Rei. Como foram construídas com pau a pique, as fachadas das residências são todas tortas. Mas há quem diga que a culpa foi da cachaça! rs

Vale também conhecer o Solar dos Neves, casarão onde viveu o ex-presidente Tancredo Neves. O local ainda pertence à família.

Cristo Redentor

E quem disse que só o Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor? Lá no ponto mais alto de São João Del Rei, em Bela Vista, tem uma estátua de bronze do Cristo. De lá, é possível ver todo o centro histórico da cidade, além da bela vista para a Serra do Lenheiro.

Trilha na Serra de São José

Bora caminhar? Se tiver quatro dias livres em São João Del Rei, a dica é reservar um deles para fazer a trilha na Serra de São José. Infelizmente não fiz esse passeio, por falta de tempo. Mas acho válida a experiência para os amantes do ecoturismo. Se você já fez, conta aqui nos comentários o que achou. 🙂

São trilhas que passam pela calçada dos escravos, construída no século 18, e levam a mirantes, cachoeiras e diversos tipos de vegetação. A mais curta dura cerca de duas horas e a mais longa em torno de cinco horas.

Quer conhecer outras cidades históricas de Minas Gerais? Dá uma conferida nessas dicas aqui!

♦ Você sabia que, ao efetuar a reserva de uma hospedagem pelo blog, eu ganho uma comissão? E você não paga nada além por isso. É uma forma de você me ajudar a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. 🙂

Você já viveu uma grande aventura durante uma viagem?? Quando eu fui para a Bolívia, me indicaram um passeio de bike pela Floresta Amazônica. Mas, mal sabia eu o que me esperava…Olha só o que aconteceu! Rs

Deixe seu comentário