7 curiosidades da Rússia que você precisa conhecer!

12 junho, 2018

Em época de Copa do Mundo, um dos destinos que caiu na boca e no gosto do povo foi a Rússia. Por trás do país sede do campeonato mundial de futebol, existem diversos fatos curiosos, que vão desde o clima até casos misteriosos. Vamos conhecer algumas destas curiosidades da Rússia?

Monstros e Ovnis…

Perto de Andreapol, no oeste da Rússia, existe um lago chamado Brosno. Dizem que nele vive um monstro, uma espécie de dragão de 150 anos, conhecido como o Dragão de Brosno. A lenda surgiu no século 13, quando a criatura supostamente teria devorado soldados e cavalos de um exército que ia atacar a cidade de Novgorod. Os combatentes ficaram tão assustados que recuaram e desistiram de atacar a cidade! Na Segunda Guerra Mundial, dizem que o monstro engoliu um avião alemão!! Oi? Que guloso, gente!

Ainda hoje testemunhas dizem ver a criatura vagando pelo lago. Parece que ela vira barcos e pode ser a causa do desaparecimento de muitas pessoas da região…Verdade ou não, o lago Brosno está entre as grandes curiosidades da Rússia. Misteriosamente ele habita espécies marinhas de peixes e nele existe uma igreja submersa de séculos passados.

Ainda nesse pacote de fatos curiosos sobre a Rússia estão os inúmeros casos de avistamento de Ovnis no país. Em 1948, por exemplo, em Kapustin Yar, antiga base aérea da ex-União Soviética, um piloto de caça que voava nas proximidades, assim como operadores de radar do local, teriam avistado um objeto não identificado rondando a área.

Um pedacinho da Rússia no Brasil

Você sabia que existe uma colônia russa no Brasil? Entre as curiosidades da Rússia, essa é uma desconhecida por muitos brasileiros. Localizado no Rio Grande do Sul, o pequeno município Campina das Missões começou a ser colonizado em 1909 por imigrantes russos, vindos da Sibéria. Imagina o calor que passaram, hein!! rs

Não foi fácil para os russos, que, além de se acostumar ao novo clima, tiveram que aprender a manejar terras completamente diferentes do solo siberiano. Mas eles persistiram e venceram todo o perrengue! rs Atualmente Campina das Missões é um lugar rico em tradições russas, até hoje relembradas e celebradas por seus habitantes.

Eita calorzinho bom!

Tá achando que nossa seleção de futebol vai passar um baita frio durante a Copa do Mundo? Nananinanão! No verão, a temperatura na Rússia chega a 25º C. Em algumas cidades, ultrapassa os 30ºC!

Metrôs com cara de palácio

Na Rússia, o metrô é ponto turístico! A capital, Moscou, e São Petersburgo abrigam um dos metrôs mais belos do mundo. A arquitetura das estações remete aos anos 1930 e lembra a estrutura dos incríveis palácios do país. A arquitetura, somada à decoração composta por lindos lustres, candelabros e estruturas de mármore, dão um toque único e peculiar às estações. Dá vontade de não sair mais dali!

Começo de ano é tempo de…celebrar o Natal!

Uma das curiosidades mais interessantes da Rússia envolve a celebração do Natal. Como a Igreja Ortodoxa Russa se baseia no calendário juliano para celebrar as festas natalinas, por lá a data é comemorada no dia 7 de janeiro.

No período soviético não havia celebrações natalinas em solo russo. Atualmente, 30 dias antes do Natal, os ortodoxos celebram a quaresma, sendo que o dia 7 de janeiro é a data oficial da celebração natalina. E qual o prato principal do Natal na Rússia? A kutja (кутья), que reúne grãos, mel, nozes e frutas secas.

Bora andar de trem na maior ferrovia do mundo?

Que tal embarcar numa viagem de trem partindo da Rússia até a Mongólia, China e o Mar do Japão? E na maior ferrovia do mundo, a chamada Rota Transiberiana? Com seus 9.289 km de extensão, a rota está entre as curiosidades TOP da Rússia, sendo um dos roteiros mais buscados por quem quer curtir as férias na região.

A viagem leva de 13 a 16 dias, dependendo do roteiro que você escolher. Existem duas opções: a com trens regulares (mais em conta, porém menos confortável) e a com trens privados (mais cara, no entanto mais confortável). Durante o trajeto nos trens privados, são promovidas palestras sobre a história e cultura da região e oferecidos pratos típicos locais.

Um país com tamanho de continente

Bom, a gente aprende nas aulas de geografia que a Rússia é o maior país do mundo, com seus 17 milhões de km². Mas o que poucos sabem é que o país é maior que Plutão! Hein? Isso mesmo! O planeta possui 16,6 milhões de km², já a Rússia ocupa o espaço de todo um continente. Outra das curiosidades da Rússia é que o país é dividido em 89 regiões!

E você, conhece mais alguma curiosidade da Rússia? Conta qui nos comentários! 🙂

E falando em fatos curiosos…você sabe como surgiu a expressão “Maria vai com as outras”?

♥ Quer viajar para a Rússia? Ao fazer a reserva de um hotel pelo blog, eu ganho uma comissão. E você não pagará nada além por isso. Assim você me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. 🙂

 

 

Deixe seu comentário

8 Comentários

  • Lara Vidaurre
    26 junho, 2018

    Adorei as curiosidades sobre a Rússia, Dani!! Me deu muita vontade de conhecer esse país!
    Agora quero ler seu relato aqui sobre nossa mais maravilhosa viagem: Cuba!!

    • Danielle Monteiro
      Danielle Monteiro
      27 junho, 2018

      Muito obrigada, minha querida Lara! Em breve vc estará aqui juntinho comigo no post de Cubaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Dale, mangooooo! kkkkkk bjoks

  • Roberto
    14 junho, 2018

    Realmente a Rússia é muito linda e surpreendente! Já fui e voltarei com certeza!!!

    • Danielle Monteiro
      Danielle Monteiro
      15 junho, 2018

      Te entendo perfeitamente, Roberto! É um país lindo ainda sendo descoberto pelos brasileiros. 🙂

  • Lidiane
    14 junho, 2018

    Não tinha noção do quanto a Rússia é interessante! Passei a ter vontade de conhecer e o país acabou de entrar na minha “listinha” de viagens. Adorei o blog!

    • Danielle Monteiro
      Danielle Monteiro
      14 junho, 2018

      Que legal, Lidi! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!! bjo grande!

  • Mara
    14 junho, 2018

    Muito legal! Um dia quero ir à Rússia.

    • Danielle Monteiro
      Danielle Monteiro
      14 junho, 2018

      Que bom, Mara! É um país incrível mesmo!! 🙂